Recent Posts

sexta-feira, julho 31, 2009

O Hobbit - Primeiro Capítulo, Primeiras Impressões

"O mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram"
The Sunday Times

Escrito para os filhos de J. R. R. Tolkien, O Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhoes de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como "um dos livros ais influentes de nossa geração".

The Times

Acho que pelas críticas, Tolkien já deve ter estufado o peito e se arrumado na cadeira umas duas vezes. Se não estivesse morto, é claro.
Ok, antes de mais nada, vamos as apresentações.


John Ronald Reuel Tolkien nasceu no dia 3 de janeiro de 1892. Teve uma longa e ilustre carreira acadêmica, porém se tornou mais conhecido por suas extraordinárias obras de ficção, O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Em 1972, Tolkien foi agraciado com os títulos de Comendador do Império Britânico e de Doutor honoris causa em Letras pla Oxford University. Seus livros foram traduzidos para mais de 30 idiomas e venderam mais de 50 milhões de exemplares no mundo todo. Faleceu no dia 2 de setembro de 1973, com 81 anos.
Tolkien foi grande amigo de C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, ambos membros do The Inklings. The Inklings foi um grupo que discutia literatura. As reuniões aconteciam às terças-feiras, nas dependências de Lewis, no Magdalene College, de Oxford, e em quintas-feiras em um bar local, o The Eagle and Child. Ou seja, um bando de universitários que valorizavam a narrativa fictícia e encorajavam a fantasia. Escreviam um capítulo de seus livros, levavam para as reuniões, os liam e discutiam, ao mesmo tempo que riam e se divertiam.
Alguém mais lembrou do filme A Sociedade dos Poetas Mortos enquanto lia a biografia ou só eu?

Então, eu estava com os livros em minhas mãos, tentando decidir por qual começar quando li na contracapa do Hobbit o quote do The Sunday Times(topo do post). Não pensei duas vezes. Decidi que começaria por ele e ponto final.
Mas o mais interessante foi que eu nunca tinha lido nada a respeito do livro, não sabia sobre o que se tratava nem o gênero do livro. Só sabia que era bem conceituado.
As vezes é ótimo abrir um livro sem nenhuma espectativa, as vezes não. Já li O Menino do Pijama Listrado- ótimo livro, super recomendado- que não sabia nada, simplesmente nada da trama. E foi uma esperiência incrível! E se conhecesse algum fato, pequeno que fosse, acho que não seria tão bom.


ATENÇÃO: Aqui começam os meus relatos, anotações e críticas sobre o Primeiro Capítulo do Livro O Hobbit. Se você ainda não leu, sugiro que leia pelo menos o primeiro capítulo[super curtinho] clicando aqui.


Chapter by Chap - com Roberta Krüger
O Hobbit - Primeiro Capítulo, Primeiras Impressões


Abri o livro. Um mapa.



Capítulo I - Uma festa inesperada

Sou muito crítica quando o assunto é primeira frase do livro. E este começou assim:
Numa toca no chão vivia um hobbit.
Ri. Uma frase curta. Simplesmente adorei. Achei ela tão... querida, se é que posso chamar uma frase assim.

Tolkien foi muito inteligente quando criou um ser novo, digo os hobbits. Até o ponto em que ele descreve o que um hobbit é, você não os conhece, eles não existiam. E como não exitiam para você, Tolkien tem toda a liberdade de inventar e criar o que ele quizer. Você não sabe quais são as limitações deles, do que eles gostam, como vivem, até Tolkien descrever. O que te torna dependente dele.
Então, quem futuramente irá escrever um livro, vai aí a segunda lição aprendida:[a primeira é caprichar na primeira frase!] Se você criar algo que não existe, você terá liberdade. Tudo passa a ser possível em sua história, depende de você.

Nunca tinha lido algo que ele escrevera, e adorei. De um jeito tão próximo, parece que está narrando a história especialmete para mim.


Os versinhos cantados são um amor! Achei muito legal da equipe de tradução se reocupar em manter as rimas e o sentido delas.
Em geral, amei o primeiro capítulo. É divertido e com um rítmo super engraçado.
Acredite, depois de ler O Ladrão de Raios- cada capítulo uma surpresa- pensei que demoraria para encontrar livro bom.

Estou começando a enteder o motivo do grande sucesso de Tolkien.

4 comentários:

Beta disse...

Para comentar, selecione a opção Comentar como "Nome/URL" :)

bibi disse...

bets! achei linda a sua iniciativa, e sim, eu tenho minha listinha básica, seu projeto é bem incentivador! vou acompanha-lo, certo que vou! parabéns!

Isadora C. disse...

Beta!
Cara, sou sua fã AEAEAEAEAE
aqui é a Isa, do CT. Todos os seus projetos são tipos sonhos meus se tornando realidade (via tu, claro)
Lindo, maravilhoso, e o Tolkien é divo. Eu choro lendo os livros dele. SdA me deixa feliz de um jeito inexplicável. E já leu (deu uma olhada, pelo menos) as Aventuras de Tom Bombadil? É uma coisa TOTALMENTE EXCELENTE.
Continue assim, linda e muito abençoada!
:*

Anônimo disse...

realmente tolkien é um grande autor e eu admiro suas obras e vlw beta tbm sou seu fã

Postar um comentário